Manchar aquela roupa que mais gosta e a mancha não sair quando a roupa foi lavada, pode ser muito frustrante. Para que isso não aconteça mais com você, vamos te mostrar uma palavra chave que atende pelo nome de bicarbonato de sódio, o que é e como ele pode te ajudar a salvar as suas roupas.

O bicarbonato de sódio, pode te ajudar a limpar diversos tipos de manchas em roupas e é isso que vamos mostrar no decorrer desse artigo, 10 dicas para você começar a implementar no seu dia a dia, que vão te ajudar muito a não se preocupar mais com essas manchas, mas antes vamos saber um pouco mais sobre ele.

O que é o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio pode servir a muitos propósitos. Com seu sabor ligeiramente amargo e salgado, atua em conjunto com o fermento em pó para atuar como um agente de fermentação em muitos produtos de panificação. Devido à sua composição única e altamente alcalina, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para limpeza, desodorização, produtos de beleza, anti-picadas de insetos, anti-séptico bucal natural, herbicida e na limpeza de manchas em roupas.

Todos nós já encontramos bicarbonato de sódio em algum momento de nossas vidas. O produto químico polivalente e multifuncional, de ocorrência natural, parece estar em toda parte. Em nossas despensas, produtos de limpeza, geladeiras e, claro, receitas. Embora o bicarbonato de sódio seja amplamente conhecido e utilizado, muitos ainda não estão familiarizados com o que ele pode fazer na limpeza de roupas.

Se ao menos as roupas pudessem ficar sem manchas o tempo todo (ou mesmo algumas vezes). Até então, saber como remover respingos e manchas pode ajudá-lo a manter suas roupas favoritas com a melhor aparência. 

Antes de tratar, aprenda o essencial sobre a  remoção de manchas: 

Aja o mais rápido possível: o pré-tratamento de roupas laváveis ​​com um removedor de manchas, sendo utilizado o mais rápido possível pode ajudar a evitar que uma mancha recente se transforme em uma mancha permanente. 

Cuidado antes de tratar: Se for usar um removedor, teste-o antes em um local seguro, para ter certeza de que não vai causar mais danos do que a mancha, como por exemplo tirar a cor. 

Agora que você está pronto, veja como eliminar 10 manchas mais comuns nas roupas utilizando bicarbonato de sódio:

Manchas de sangue

Mergulhe a roupa com a mancha em água fria (água quente irá endurecê-la!) Esfregue o local com bicarbonato de sódio; enxágue e, em seguida, veja se a mancha foi eliminada, se não saiu totalmente, repita o processo por pelo menos 3 vezes.

Manchas de café

Seque a mancha com uma toalha de papel e deixe correr água fria por 5 minutos; Esfregue a mancha com detergente líquido e bicarbonato de sódio e depois enxágue. 

 

Se a mancha persistir, misture partes iguais de vinagre e água com detergente em pó juntamente com o bicarbonato de sódio para criar uma pasta; reaplique e enxágue.

Manchas de grama

Misture 1 parte de vinagre branco com 2 partes de água e esfregue na mancha de grama; use uma escova de dentes para esfregar levemente a solução na mancha e depois enxágue, se nao der certo realize o mesmo procedimento mas agora utilizando o bicarbonato de sódio.

Manchas de graxa

Cubra a mancha com sabão líquido incolor (se o sabão em pó tiver cor, dilua-o primeiro em água); adicione água fria e use uma escova de dentes para esfregar na mancha; enxágue a área com bicarbonato de sódio.

Manchas de tinta

Seque a mancha de tinta recente com uma toalha de papel; Mergulhe uma bola de algodão em álcool e, em seguida, passe uma toalha de papel na mancha atrás do tecido para evitar que escorra.

Mergulhe uma bola de algodão fresca em água fria e aplique, logo após esfregue com uma parte de bicarbonato de sódio e enxágue.

Manchas de Ketchup / Molho

Usando uma faca ou garfo, remova qualquer excesso de ketchup ou molho para evitar esfregá-lo no tecido e, em seguida, passe água fria pela parte de trás da mancha para empurrá-lo para fora; Esfregue o detergente líquido para a roupa na área com uma escova de dentes e aplique bicarbonato de sódio na mancha com uma esponja. 

Manchas de suor

Para colarinhos, combine 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, com ¼ xícara de água; Passe na mancha. Para axilas, misture o bicarbonato de sódio com água o suficiente para fazer uma pasta, pincele a mancha com uma escova de dentes e deixe secar. 

Manchas de vinho

Seque a mancha de vinho com uma toalha; combine partes iguais de peróxido de hidrogênio ou bicarbonato de sódio com sabão em pó e aplique na mancha; deixe descansar por 2 minutos e depois seque novamente. Ou cubra a mancha com uma camada de sal e enxágue. Deixe descansar por uma hora, retire o sal e seque

Roupas com odor

A melhor maneira de tirar o odor de sua roupa, é deixando a roupa que deseja tirar o odor de molho com boa parte de bicarbonato por pelo menos uma hora, logo depois esfregue o local com bicarbonato seco e enxágue.

Vômito em roupas

Se alguém que está passando mal vomita na roupa, a mancha deve ser tratada o mais rápido possível, não só pela mancha que pode se formar, mas também pelo odor que pode impregnar. Esfregue o local com bicarbonato e depois enxague.

Não importa o quão cuidadoso você seja, simplesmente não é possível evitar manchar suas roupas. O que é possível, no entanto, é revidar com essas dicas testadas e comprovadas. Boa sorte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.